Christina Machado
Christina Machado
32
Fechar

Christina Machado

Maio, 1957
Nascida em 1957 (Belém – Pará, Brasil) e radicada em Recife (1961), artista plástica desde 1976, formou-se na Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Artes Plásticas (1979).

Conhecendo a cerâmica na década de 1980 passa a dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento de técnicas de modelagem, desenho e pintura própria a essa matéria. Deriva dessas experimentações a criação de objetos, esculturas e painéis para interiores e exteriores onde a cerâmica integra-se também a projetos arquitetônicos e obras públicas.

Simultaneamente desenvolveu durante esses anos formas alternativas de trabalhar com a matéria, com a participação do público por meio de workshops, oficinas, cursos e vivencias sensoriais.

Sua pesquisa principal insere a argila enquanto matéria de ricas e plurais possibilidades de pigmento, enquanto sua própria natureza, ou seja, origens, texturas e tonalidade diversas fazendo com que a argila participe como elemento essencial de todos os estágios de composição da obra resultando em novas técnicas de uso, assim como, novas experiências de trabalho no terreno da arte contemporânea.

A argila passa a ser então uma aliada na relação com a vida da artista, entra pela pele e estrutura sua poética. Nesse sentido também o aprofundamento da pesquisa abre espaço para que outros materiais surjam como forma de expressão passando a ser a natureza humana, a poética e foco principal de sua produção.

Lançando mão de novos suportes e propostas variadas para trabalhar temáticas ligadas ao corpo e ao universo feminino, passa a problematizar essas relações por meio da proximidade com sua própria intimidade. Assim num desdobramento de experiências a artista faz com que o público venha participar também da obra.

Na década de 2000, a artista produziu avassaladoramente e mostra seus trabalhos em diversos espaços expositivos formais e informais – espaços institucionais públicos, Galerias, Semana de Artes Visuais do Recife (SPA), ações em espaços públicos e no meio virtual.

Desde 1997 a artista abre diálogo entre o trabalho artístico e a educação – artista educadora – realizando oficinas, workshops, cursos e vivencias com os mais diversos públicos. Desde 2008, Christina Machado atua como professora de cerâmica no curso livre em seu ateliê.

2016 "Episódio de um Modelo Falido?" Christina Machado e Renato Valle, Instalações – objeto, pinturas, IAC-UFPE, Recife, PE

2015 “Visões do outro” Christina Machado e Renato Valle, objetos e pinturas, Galeria Arte Plural, Recife, PE

2014 “Contemporânea Arte Cerâmica”, coletiva, (Sala EU, TU, NÓS), objetos, vídeo e instalações, Centro Cultural dos Correios, Recife, PE

2005 “A pele é o que separa o corpo do mundo” individual, Galeria Amparo 60, Recife, PE

2005 “Resistência, Inexistência”, coletiva - objetos, lei de incentivo municipal, Atelier Balneário de Água Fria, Recife, PE.

2004 “Tempo de Carne e Osso”, individual, Vídeo Arte-Instalação, Observatório Cultural Torre Malakoff, Recife, PE (Funcultura)

2002 “Corgo” Cerâmica Contemporânea de Pernambuco, coletiva, “Impressões sobre minha Vagina”, instalação - Observatório Cultural Torre Malakoff, Recife, PE (Funcultura)

Ver mais

Obras