Dayse Pontes
Dayse Pontes
8
Fechar

Dayse Pontes

Depois da virada do século 20, um grupo de artistas russos decidiram desprezar as convenções artísticas que dominaram os próximos 50 anos de arte e literatura na Rússia. Esse grupo criou um estilo ousado de trabalho para os espetáculos do grande Sergei Diaghilev, nascido em 1872, crítico de arte. Empresário conhecido como fundador do ballet russo e assistente de teatros imperiais. Incentivador dos retratos russos pintados, e amigo íntimo de músicos como Claude Debussy, Maurice Ravel, Igor Stravinsky, Richard Strauss, e também do crítico e historiador, e artista russo Alexandre Benois. Passaram a pintar assuntos prosaicos do dia a dia, em lugar de um trabalho engajado. O grupo foi descobrindo e redescobrindo o conceito da pintura “Espetáculo”. Uma experiência mágica mergulhando no mundo teatral de mascarados, e comédia Dell’arte. Influenciando os fauvistas e o estilo Art Deco.

Absolutamente imersa em pesquisa sobre Diaghilev, amante do teatro, Dayse Pontes ficou fascinada pelo seu trabalho. Pela pintura “Espetáculo”, Dayse Pontes foca situações inusitadas ligando os séculos passados ao atual. Mergulhando no “MUNDO” do mundo das artes, utilizando detalhes esquisitos no primeiro plano, contra o abstracionismo de cores vibrantes do fundo de tela, dedica a sua pintura como admiradora do Diaghilev, a uma implantação de figuras tradicionais, em um novo contexto.

Como resultado, pensa e afirma que o seu trabalho presenteia ao observador um sentimento contemporâneo apesar de forte ligação clássica a história do teatro do cotidiano de pessoas do passado que também transitam pelo presente em suas telas, e também pela técnica e paleta de pele utilizada nos séculos passados. A pintura de Dayse Pontes nos convida a uma viagem através de uma cortina dos teatros adentrando um mundo imaginário que tem influências na comédia Dell’Arte, e no mundo espetacular do Sergei Diaghilev.

Dayse propõe com esta linguagem cênica uma experiência mágica tal qual é o seu sentimento enquanto pinta.

Ver mais

Obras