Gráfica Lenta
Gráfica Lenta
108
Fechar

Gráfica Lenta

A Gráfica Lenta tem o sentido da desaceleração, em contraste com as gráficas rápidas que se multiplicam. A prensa é lenta, assim como o processo de criação, de construção laboriosa típica da gravura. Um respeito ao tempo de cada um. Mais lento. Mais manual. Mais humano.

São cerca de 20 artistas num ateliê que é um quintal, um oásis onde se descansa do concreto e do digital. Onde brota espontaneamente uma estética, como é tradição na gravura, ao mesmo tempo ancestral e contemporânea.

A temática é individual, os artistas partilham o espaço, os materiais, a prensa. Porém o ambiente, a amizade e a troca de ideias atrai a afinidade entre as gravuras, formando um conjunto impactante, com uma força jovem, com técnica apurada e espontaneidade.

A Gráfica Lenta surgiu por iniciativa do artista Maurício Castro, que já vinha desenvolvendo o trabalho em linóleo de forma independente, e o encontro com outros artistas acabou acontecendo de forma natural, e acelerou o crescimento de todos. Em abril, a Gráfica Lenta foi contemplada no FUNCULTURA - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, desenvolvendo trabalhos de oito artistas, e em junho de 2014, realizou sua primeira exposição, na Galeria Maumau, em Recife, que abriga o ateliê.

Ao fim do projeto, outros artistas se juntaram ao ateliê e permanecem trabalhando.
Hoje, a Gráfica Lenta vem gerindo novos projetos e parcerias. Toda terça abre seu ateliê ao público, o que acaba por gerar uma troca de conhecimento e técnica de forma natural e fluida. Aqui não há formato certo. Às vezes, o erro é bem vindo! Tudo é mutável. Mas com muita calma!

Ver mais

Obras