Hélio Soares
Hélio Soares
10
Fechar

Hélio Soares

Janeiro, 1946
Hélio Soares dos Santos é um dos mais importantes litógrafos brasileiros, tendo seu trabalho reconhecido internacionalmente pelo Tamarind Institute (EUA) e o Stones Lithography.

Iniciou sua carreira na indústria gráfica trabalhando como mecânico de manutenção em uma gráfica, e anos mais tarde fez cursos de litografia com João Câmara executando o trabalho de impressor como parte do quadro técnico do atelier deste artista, para entrar posteriormente no corpo da Oficina Guianeses em Olinda (PE).
Contribuiu para a montagem e criação de ateliês de litografia, como o do Largo do Ó em Tiradentes (MG) e o resultante do translado da Oficina Guianases, para dentro da Universidade Federal de Pernambuco – onde atualmente funciona como LOGG - Laboratório Oficina Guainases de Gravura.

Atua na formação de novos impressores de litografia e de artistas através de Cursos de Formação de Impressores de Litografia promovido pela Universidade Federal da Pernambuco, e ministra aulas referentes ao atelier de litografia, desde a qualidade das pedras, sua composição, reações químicas dentro do processo de gravação e impressão, até a produção de materiais litográficos.

Além disso, Hélio tem uma inédita criação artística na qual ora recorre a seres incandescentes , paisagens quiméricas ora a simples moradores de bairro como a Mustardinha, em Recife.
Suas litografias e monotipias já participaram de inúmeras exposições dentro e fora do Brasil.

Se isso não bastasse, atualmente, faz parte do coletivo Ita-Quatiara de Litogravura, o qual pretende resgatar o glamour da litografia , incentivando artistas das mais variadas plataformas artísticas de Pernambuco e do Brasil a experimentar a Pedra Litográfica para recriar e retomar a produção dessa milenar narrativa feita de pedra calcária e tousche. Eis Mestre Hélio Soares.

Ver mais

Obras