Heitor Dutra
Heitor Dutra
14
Fechar

Heitor Dutra

Novembro, 1992
Vive e trabalha em Recife, é artista plástico e performer. Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE e mestrando em Design pela mesma instituição, tem na pintura seu principal meio de trabalho.

Interessa ao artista conjugar imagens de repertórios visuais distintos, atravessadas pela hierarquia imposta pela tradição. Soma-se à iconografia clássica ocidental, as embalagens de doces, a imagística das artes decorativas e o erotismo das imagens da pornografia gay.

Num processo de colagem/pintura essas imagens afetadas (apropriadas ou criadas pelo artista) são postas numa relação de conflito que desdobra-se na criação, paradoxalmente, de uma unidade potencialmente decorativa, e ao menos de longe, apaziguadora.

Estudou desenho com Charles Watson, Eduardo Berliner, Cadu e Arthur Chaves no curso Procedência e Propriedade (2017) e mantém uma prática de desenho de observação de modelo vivo. É membro do grupo Risco! Experimental de Desenho Livre, junto ao qual facilitou a oficina “Caminho do Meio - Oficina de Pastel Oleoso" (2019), parte do projeto Risco! Ateliê Aberto, financiado pelo Funcultura.

Recentemente participou da mostra coletiva na Feira Rosenbaum, na galeria Amparo 60, com curadoria de Aslan Cabral e Lúcia Santos. É também integrante e cofundador do grupo UM Coletivo, onde atua como performer tendo participado da criação de espetáculos como “Concerto para Corpos
Variáveis”, “Estou Farto de Semideuses” e “Onze”.

Ver mais

Obras